Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Venda de papelão ondulado sobe 29% um ano após greve de caminhoneiros

Venda de papelão ondulado sobe 29% um ano após greve de caminhoneiros

 

Paul Taggart/Bloomberg

 

SÃO PAULO  -  Como já era esperado, as expedições de caixas, acessórios e chapas de papelão ondulado, consideradas um importante termômetro do nível de atividade econômica no país, tiveram forte crescimento em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo prévia divulgada nesta quarta-feira pela Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO). O forte desempenho é explicado sobretudo pela base de comparação, já que a produção há um ano foi fortemente afetada pela greve dos caminhoneiros.

De acordo com a entidade, as expedições totalizaram 306,221 mil toneladas no mês passado, com alta de 29,2% frente a maio de 2018 e de 4,2% em relação a abril.

Com um dia útil a mais do que o mesmo mês do ano passado (26 contra 25), segue a ABPO, a produção por dia útil subiu 24,25%. “O aumento nesta magnitude está atrelado a greve dos caminhoneiros que ocorreu em maio de 2018 e levou a uma forte queda na expedição de papelão ondulado e, por si só a um aumento acima dos 20% em 2019”, explica em nota o superintendente de Estatísticas Públicas do IBRE/FGV, Aloisio Campelo.

Considerando os dados livres de influência sazonal, a venda de papelão ondulado caiu 0,5% entre abril e maio, para 299,811 mil toneladas. Ainda assim, foi o melhor resultado para o mês na série histórica dessazonalizada.

Com esse resultado, as expedições no acumulado do ano totalizaram 1,46 milhão de toneladas, alta de 4,7% frente aos cinco primeiros meses de 2018.

A ABPO, que no fim do ano passado projetava crescimento de 3% nas expedições em 2019, espera agora expansão mais moderada, de 1,7%.

 

FONTE VALOR ECONOMICO