Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Transformação digital no setor de transporte requer mudança cultural nas organizações

Transformação digital no setor de transporte requer mudança cultural nas organizações

Na HSM Expo 2019, especialistas falam sobre os desafios da gestão de pessoas para a incorporação de mudanças sustentáveis nas empresas.

 

 

As empresas de transporte precisam iniciar e avançar o processo de transformação digital. E isso vai além da introdução de tecnologias. É um processo que envolve líderes, colaboradores, processos e a cultura das organizações. O tema foi um dos assuntos debatidos no auditório do Sistema CNT (Confederação Nacional do Transporte, SEST SENAT e Instituto de Transporte e Logística) durante a HSM Expo 2019, realizada entre os dias 4 e 6 de novembro, em São Paulo (SP), no painel “Transformação digital e os desafios para gestão de pessoas no setor de transporte”.

“A tecnologia tem que ir além de automatizar as coisas. Precisa melhorar a vida do ser humano, e isso inclui o cliente final, o colaborador e a gestão da empresa, com impactos na comodidade e na economia de tempo. A transformação digital é isso: a inclusão de tecnologia para que você tenha ganhos em todos os aspectos”, disse Roberto Madruga, CEO da ConQuist Consultoria. Segundo ele, são necessários alguns passos para a transformação digital nas organizações: um diagnóstico, que analisa questões como modelo de gestão, liderança, foco e governança; a construção de um mapa de transformação digital, que define as ações para a mudança da realidade; e a implantação do novo modelo, que se dá de forma gradual.

Para que esse processo ocorra, os principais desafios estão relacionados à gestão de pessoas. Madruga lembra que a velocidade das transformações é maior do que a capacidade de adaptação das pessoas. Por isso, a transformação não pode ser imposta; necessita ser feita em conjunto. Requer que os líderes estejam preparados. Demanda metodologia. E, também, que a cultura seja transformada (algo que não ocorre rapidamente).  

Alexandre Pellaes, pesquisador de cultura organizacional, reforça a necessidade de se desenvolver as pessoas, com perfis e culturas diferentes, para incorporarem os novos processos e destaca que a transformação cultural requer tempo.

Para Renê de Paula, que há mais de duas décadas lidera projetos de inovação em grandes empresas, é natural que as organizações reajam às mudanças. Ele destaca a dificuldade de se implementar, na prática, metodologias que se tornem consistentes e transformações que sejam perenes. “A questão é como aterrissar, no negócio, as ideias que pairam no mundo ideal, como compatibilizar a expectativa de todo mundo com o que efetivamente temos em recursos humanos, líderes, potencial da empresa e caixa. No mapa, é bonito. Enfrentar a estrada esburacada, é outra coisa”, falou, reforçando que, no Brasil, o setor transportador enfrenta o desafio adicional das deficiências na infraestrutura.  

O painel foi mediado pela diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart.

 

Lei mais sobre a HSM EXpo 2019 aqui.

 

FONTE CNT