Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Setor de servicos tem quatro anos seguidos de queda, diz IBGE

Setor de servicos tem quatro anos seguidos de queda, diz IBGE

Em 2018, recuo foi de 0,1%; desde 2015, o segmento acumula perdas de 11,1%.

RIO - O volume de serviços prestados em 2018 teve recuo de 0,1% em relação ao ano anterior, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados nesta quinta-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com esse resultado, já são quatro anos consecutivos de taxas negativas no segmento, que acumula, no período, uma perda de 11,1%. Em 2017, o volume de serviços prestados encolheu 2,8%; em 2016, a queda foi 5% e, em 2015, de 3,6%. O último avanço ocorreu em 2014, quando os serviços cresceram 2,5%. 

Em dezembro do ano passado, o setor cresceu 0,2% em dezembro ante novembro na série com ajuste sazonal. No mês anterior, o resultado foi de estabilidade (0,0%). Na comparação com dezembro do ano anterior, houve queda de 0,2% em dezembro de 2018, já descontado o efeito da inflação.

Servicos
Em 2018, o IBGE registrou avanço no volume de receitas de transporte rodoviário de carga. Foto: Nilton Fukuda/Estadão - 25/5/2018

O resultado de dezembro ante o mês anterior ficou dentro das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que previam desde uma queda de 0,60% a um avanço de 0,90%, com mediana negativa de 0,10%. Para o resultado fechado de 2018, as projeções variavam desde uma queda de 0,40% a uma alta de 0,10%, com mediana negativa de 0,10%, como se confirmou.

Desde outubro de 2015, o IBGE divulga índices de volume na Pesquisa Mensal de Serviços. Antes, o órgão anunciava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado. Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal subiu 0,8% em dezembro ante novembro. Na comparação com dezembro de 2017, houve aumento na receita nominal de 3,1%.

Em 2018, o IBGE registrou queda em 58,4% dos 166 tipos de serviços investigados na pesquisa. Os serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,9%) representaram o principal impacto negativo sobre o índice, pressionado pela retração na receita dos segmentos de atividades de cobranças e informações cadastrais, de soluções de pagamentos eletrônicos, de serviços de engenharia e de vigilância e segurança privada. Serviços de informação e comunicação também tiveram retradação, de 0,5%, com a menor receita recebida pelas empresas de telecomunicações.

As contribuições positivas vieram dos segmentos de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,2%), de outros serviços (1,9%) e de serviços prestados às famílias (0,2%) - houve avanço no volume de receitas de transporte rodoviário de carga, de gestão de portos e terminais, de transporte aéreo de passageiros e de operação de aeroportos, no primeiro setor; de atividades de intermediários em transações de títulos, valores mobiliários e mercadorias e administração de bolsas e mercados de balcão organizados, no segundo; e de hotéis, no último.

FONTE Economia Estadao