Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. PGR vai monitorar auditoria do TCU em entidades do Sistema S

PGR vai monitorar auditoria do TCU em entidades do Sistema S

BRASÍLIA  -  A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, instalou um procedimento para monitorar a auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em relação a recursos públicos transferidos a entidades que integram o chamado Sistema S.

Para a PGR, o acompanhamento é necessário porque os órgãos de controle não têm, de forma sistematizada, um histórico de informações que permita o acompanhamento dos "vultosos" recursos públicos destinados a essas entidades.

Em ofício endereçado na semana passada ao ministro Augusto Sherman, relator do processo no TCU, Dodge explica que o procedimento foi instaurado a partir de um pedido da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado.

A PGR argumenta que a natureza privada das entidades beneficiárias desses recursos não é um impedimento à aplicação das regras de controle orçamentário e financeiro. "A fiscalização é essencial sob pena de a sociedade não ter o devido esclarecimento e acompanhamento da gestão de recursos de natureza essencialmente pública, arrecadados de forma compulsória pelos sujeitos passivos dessa obrigação tributária", diz o documento.

Dodge argumenta que o monitoramento do Ministério Público é importante porque o resultado da auditoria realizada pelo TCU nas entidades do Sistema S, em 2015 e 2016, trouxe indicativos de irregularidade, mas sem informações suficientes para fundamentar o início de investigações na esfera criminal de que cabe à PGR.

Uma das constatações do relatório do TCU foi que a maior parte dos valores arrecadados e destinados às entidades do Sistema S tem origem pública, do recolhimento de tributos. Foram R$ 22 bilhões em 2015 e R$ 21,2 bilhões em 2016, o que representa 64,39% do orçamento total do sistema no biênio.

Segundo o órgão, algumas das irregularidades encontradas foram o fato de demonstrações contábeis de algumas entidades não serem devidamente certificadas por auditoria interna ou externa e que elas não estariam registrando adequadamente suas disponibilidades financeiras.

FONTE Valor Economico