Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. OMS inclui todo o Estado de SP como área de risco da febre amarela

OMS inclui todo o Estado de SP como área de risco da febre amarela

SÃO PAULO - A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta terça-feira (16) que passa a considerar todo o Estado de São Paulo como área de risco de transmissão da febre amarela.

"Desde dezembro de 2016, o Brasil está experimentando um aumento da atividade do vírus da febre amarela", informou a organização. "Um total de 777 casos humanos foram relatados, incluindo 261 mortos, em oito estados (Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins), bem como no Distrito Federal".

Após a temporada de inverno de 2017 no hemisfério sul, observou-se novamente uma maior atividade do vírus. A partir de 8 de janeiro de 2018, a infecção por vírus da febre amarela foi confirmada em laboratório em 11 pacientes humanos, incluindo quatro que morreram, nos estados de Minas Gerais (um caso fatal), o Rio de Janeiro (um caso), São Paulo (8 casos, incluindo dois fatais) e o Distrito Federal (um caso fatal). Ao mesmo tempo, diz a OMS, 92 casos humanos adicionais foram investigados para a infecção do vírus da febre amarela em 15 estados (Bahia, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauì, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins), bem como no Distrito Federal.

Daí a iniciativa da organização de decretar o Estado paulista "área de risco". Conseqüentemente, a vacinação contra a febre amarela é recomendada para os viajantes internacionais que visitam qualquer área do Estado. A vacinação deve ocorrer pelo menos 10 dias antes da viagem.

Leo Correa/AP