Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Oito em cada dez transportadoras estão com dificuldades para contratar motoristas

Oito em cada dez transportadoras estão com dificuldades para contratar motoristas

 

 

Estudo realizado pelo Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC) mostra que a grande maioria das empresas de transporte rodoviário de cargas de São Paulo e da região já tem dificuldade para encontrar motoristas qualificados para suprir as vagas. O IPTC destaca que 81% das empresas já percebem esta falta crítica e ressalta que 34% delas enfrentam grande rotatividade de profissionais.

De acordo com o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas em Minas Gerais, Sérgio Pedrosa, a tendência também se confirma em Minas. “Nós atribuímos esta falta de motoristas a imagem que o caminhoneiro tem do passado. Hoje em dia os caminhões são super modernos e confortáveis, a lei do motorista garante o descanso adequado, com qualidade de vida, para o motorista.”

“É um paradoxo porque o Brasil tem 16 milhões de desempregados e ao mesmo tempo as empresas de transporte não conseguem motoristas para dirigir em seus caminhões”, completa.

Segundo Pedrosa, a Federação pretende fazer campanhas publicitárias para atrair novos profissionais para serem motoristas. “Já estamos tendo êxito com escolinhas de motoristas através do SestSenat e outras escolas que existem para formação de novos motoristas. É uma profissão interessante, inclusive para motorista de aplicativos, porque a remuneração mensal pode variar de R$ 2.500 por mês para caminhões menores chegando até R$ 6 mil por mês, aproximadamente, com todos os benefícios de 13º, férias.”

FONTE ABTLP