Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Nova lei cria plano para reduzir mortes no trânsito

Nova lei cria plano para reduzir mortes no trânsito

Acidentes

Uma nova lei instituiu uma lei que cria o novo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, Pnatrans, a fim de reduzir pela metade o número de mortes no trânsito pelo período de 10 anos, mesma meta do Plano Global para a Década de Ações 2011-2020 da Organização das Nações Unidas (ONU). A Lei nº 13.614/2018 tem origem no Projeto de Lei da Câmara PLC 47/2016, aprovado pelo Senado em maio de ano passado e votado com modificações na Câmara dos Deputados em dezembro último. A lei foi publicada no Diário Oficial da União, na edição da última sexta-feira, 12, e entra em vigor em 60 dias.

O Pnatrans será elaborado em conjunto pelos órgãos de saúde, de trânsito, de transporte e de justiça. O novo plano deverá conter os mecanismos de participação da sociedade para que contribuam no atingimento das metas, a divulgação via internet do balanço anual com ações e procedimentos de fiscalização, metas e prazos, além da previsão de campanhas para conscientização da população.

A cada ano os conselhos de trânsito e a Polícia Rodoviária Federal enviarão ao Contran um relatório analítico sobre o cumprimento das metas fixadas para o ano anterior, expondo as ações e os projetos ou programas, com os respectivos orçamentos, por meio dos quais se pretende cumprir as metas propostas para o ano seguinte. Em setembro de cada ano, as metas fixadas serão divulgadas durante a Semana Nacional de Trânsito, assim como o desempenho (absoluto e relativo) de cada estado e Distrito Federal no cumprimento das metas. Essas informações, assim como os detalhes dos dados levantados e das ações realizadas por tipo de via (federais, estaduais e municipais) ficarão à disposição do público via internet.

Até o dia 31 de março de cada ano serão divulgados os índices de mortes no trânsito do ano anterior, com dados de cada estado, por grupos de habitantes e veículos. Entretanto, com base em índices parciais, apurados no decorrer do ano, os conselhos de trânsito poderão recomendar aos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito alterações nas ações, projetos e programas em desenvolvimento ou previstos com o objetivo de atingir as metas fixadas.

Com base na análise de desempenho dos estados, o Contran deverá elaborar e divulgar, também durante a Semana Nacional de Trânsito, duas classificações ordenadas dos estados e do Distrito Federal: uma referente ao ano analisado e outra que considere a evolução do desempenho desde o início das análises. Será divulgado ainda um relatório referente ao cumprimento do objetivo geral de metas.

Antes de aprovar a lei, a Câmara retirou uma emenda incluída pelo Senado que alterava o artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro. O trecho retirado instituía uma pena para os estados e Distrito Federal que não atingissem os objetivos do Pnatrans ao término do prazo de 10 anos. Essa punição poderia chegar a 40% do total das multas arrecadadas pelos estados, em caso de vários anos seguidos de reincidência.

O Brasil é um dos países mais violentos do mundo em termos de trânsito: são cerca de 40 mil mortes por ano, que geram um impacto de aproximadamente R$ 25 bilhões em despesas com hospitais e em outros benefícios, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Fonte: Automotive Business | Jurujuba Publicidade