Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Mulheres nas entidades do TRC: desafios, conquistas e perspectivas futuras, com Maristela Peixoto

Mulheres nas entidades do TRC: desafios, conquistas e perspectivas futuras, com Maristela Peixoto

No terceiro capítulo da série da NTC&Logística dedicada às mulheres das entidades do transporte  de cargas, Maristela Peixoto aborda os desafios e as conquistas das mulheres no setor, destacando a importância da adaptação e do conhecimento tecnológico

A NTC&Logística iniciou uma série em que vozes femininas proeminentes nas entidades do setor de transporte rodoviário de cargas são convidadas a compartilhar suas experiências. Entre as convidadas, Maristela Peixoto, diretora de relações institucionais do Sistema Fetranspar, destaca-se ao discutir os desafios enfrentados pelas mulheres no campo e as estratégias para superá-los.

Maristela Peixoto, com mais de três décadas de experiência, destaca a persistência dos desafios para as mulheres no setor, apontando que “o espaço da mulher ainda é pequeno dentro do setor de transporte de cargas”. Ela ressalta que, apesar dos obstáculos, não se trata de atribuir culpas, mas de entender as questões como parte de um problema social mais amplo, que exige tempo e posicionamento firme para ser alterado.

A diretora enfatiza a importância do “eu profissional” na conquista de respeito e espaço no mercado, independentemente do gênero. “Estamos construindo o

nosso ‘eu profissional', e é a ele que o mercado deve primeiramente dar o crédito e respeitar”, afirma. Segundo ela, as mulheres precisam de firmeza nos

argumentos e conhecimento de causa para serem ouvidas, desafiando as normas estabelecidas e as expectativas sociais.

Ao refletir sobre as conquistas importantes em sua carreira, Maristela menciona que, no início, poucas mulheres serviam de inspiração no setor. No entanto, a admiração por colegas de diferentes entidades e o impacto de vários profissionais ao longo dos anos foram cruciais para seu desenvolvimento. Ela observa um mundo em transição, onde as mulheres de hoje preparam o terreno para as futuras gerações com mais estudo, especialização e habilidades multitarefas – qualidades altamente valorizadas no mercado atual.

A tecnologia surge como uma aliada fundamental nesse processo, oferecendo novas oportunidades para as mulheres no setor. Ela aconselha a continuidade nos estudos e a especialização, alertando contra o risco de se tornar uma “analfabeta digital”. “Estudem, especializem-se e posicionem-se. O restante é fruto que vem com o tempo”.

A mensagem de Maristela Peixoto ressoa como um chamado à ação para jovens mulheres interessadas no setor de transporte rodoviário de cargas: a importância de se posicionar e de se buscar constante atualização. “Para que possamos conquistar mais espaço, é preciso também termos em mente o nosso posicionamento como profissionais, com firmeza nos argumentos, com conhecimento de causa para que sejamos ouvidas.”