Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Ministro Tarcísio reforça a importância do diálogo para eliminar gargalos do transporte de cargas

Ministro Tarcísio reforça a importância do diálogo para eliminar gargalos do transporte de cargas

Na abertura do primeiro dia do 35º Fórum TRC, nesta quarta-feira (4), ministro destacou os principais avanços de 2019.

 Forum Permanente

 

Teve início, nesta quarta-feira (4/12), em Brasília, a 35º reunião do Fórum Permanente para o Transporte Rodoviário de Cargas (Fórum TRC). O encontro promovido pelo Ministério da Infraestrutura tem o objetivo de propor o debate sobre soluções para desburocratizar o setor e melhorar a vida da categoria. O fórum, que acontece até amanhã (5/12), reúne representantes do governo, empresários, sindicatos e federações em busca de ações para melhorar as condições de trabalho nas estradas do país. 

Na abertura do evento, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou a importância do diálogo com as categorias, por meio do fórum, e a preocupação do Governo Federal em destravar os principais gargalos do setor. “Tivemos um ano muito difícil, mas um ano de muitos avanços também. Com a retomada desse encontro, conseguimos destravar algumas pautas, discutidas há vários anos, como, por exemplo, a necessidade de tornar os pontos de parada efetivos. Nos contratos de concessão deste ano e nos leilões de 2020, já existe a obrigatoriedade da operação do posto de parada pela concessionária", destacou. 

Freitas lembrou ainda que o Governo Federal está empenhado em criar ações e iniciativas que facilitem a vida do caminhoneiro. “A gente está preocupado com o excesso de burocracia no transporte, que acaba sendo um campo fértil para o intermediário, o que aumenta o custo e diminui a renda. O governo vem trabalhando para mudar esse cenário", garantiu. 

No encontro, estão sendo apresentados os principais avanços das discussões realizadas ao longo do ano, desde a retomada do Fórum, em março deste ano. Entre os principais temas abordados, estão o fortalecimento do cooperativismo, a criação do cartão combustível, o programa de saúde para os caminhoneiros, entre outros. 

O secretário Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), Marcello Costa, também reforçou os trabalhos que foram desenvolvidos durante o ano. “Reformulamos o Fórum e, com esse novo formato, atendemos, em 2019, demandas importantes do setor. Ampliamos o diálogo com a categoria, diminuindo a diferença entre embarcadores, empresas transportadoras e autônomos”, concluiu. 

CANAL DE DIÁLOGO – Criado em 2015 pelo Ministério da Infraestrutura com o objetivo de deliberar e desburocratizar o setor de transporte de cargas no país, o fórum foi retomado este ano para fortalecer a aproximação com as entidades representativas de embarcadores, transportadores e caminhoneiros autônomos.

O Fórum TRC representa 2,6 milhões de caminhoneiros, 37.386 empresas, 1.584 sindicatos e 75 federações. O objetivo é tornar o evento o principal canal de diálogo entre os representantes do transporte rodoviário de cargas do país, reforçando o debate e a unificação de esforços entre o Governo Federal e as entidades de apoio e representação nacional das categorias ligadas ao setor.

 

FOTOS: Ricardo Botelho/Aescom MInfra

 

FONTE Assessoria Especial de Comunicação | Ministério da Infraestrutura