Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Ministro se reune com representantes do setor portuario de Santos

Ministro se reune com representantes do setor portuario de Santos

Objetivo do encontro foi ouvir os pleitos do setor e avançar nas soluções de um modelo de gestão mais eficiente para o maior Porto da América Latina.

Nesta quarta-feira (13), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, reuniu-se com empresários, trabalhadores e técnicos do ministério da Infraestrutura para discutir uma série de sugestões e demandas da comunidade portuária santista. Entre os principais temas da reunião, esteve a descentralização, que deve garantir uma gestão mais eficiente e profissionalizada para porto.

“Nosso objetivo é diminuir a burocracia para que o Porto de Santos continue batendo recordes de movimentação de cargas e seja ainda mais eficiente”, ministro Tarcísio Freitas

O ministro afirmou que a modalidade proposta dará mais agilidade e eficiência para o porto. Segundo Freitas, para que isso aconteça é preciso obter capacidade técnica e também atender aos requisitos da Portaria 574, editada em dezembro de 2018. “Nosso objetivo é diminuir a burocracia para que o Porto de Santos continue batendo recordes de movimentação de cargas e seja ainda mais eficiente”, disse.

No encontro, o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, afirmou que a bandeira da nova gestão vai de encontro à condução da retomada da autonomia local das autoridades portuárias. Piloni aproveitou a oportunidade para explicar ainda os critérios de delegação da autonomia, os quais devem passar por uma avaliação objetiva e necessária para que o pleito de delegação seja atendido.

Em relação à desestatização, o secretário explicou a diversidade de modelos possíveis e afirmou ainda que a solução não será única para todos os portos do Brasil. “Vamos trazer modelos de maior eficiência de gestão e estudar pilotos, o que vai nos levar à indicação de qual modelo será mais apropriado para a transferência ao setor privado”, explicou. “Há um potencial imenso de oportunidades de negócios para o Porto de Santos”, completou o secretário.

Participaram da reunião os deputados federais Júnior Bozzella (PSL/SP) e Rossana Valle (PSB/SP), além do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e do Guarujá, Válter Suman.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

FONTE http://infraestrutura.gov.br