Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Ministro homenageia presidente Bolsonaro com Medalha do Mérito Mauá

Ministro homenageia presidente Bolsonaro com Medalha do Mérito Mauá

RECONHECIMENTO. Ao todo, 180 personalidades públicas, entre elas, o vice-presidente Mourão, e dezenas de ministros e parlamentares, receberam a condecoração mais importante da Pasta.

 

medalha

 

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, entregou ao presidente da República, Jair Bolsonaro, a mais alta homenagem da Pasta: a Medalha do Mérito Mauá. A entrega, realizada numa cerimônia em Brasília, nesta quinta-feira (15), simboliza o reconhecimento das personalidades por sua contribuição ao desenvolvimento e progresso do setor de infraestrutura e do país. 

Confira como foi a cobertura da cerimônia pelo Twitter do Ministério da Infraestrutura

Para o ministro Tarcísio, a Medalha do Mérito Mauá representa não só reconhecimento a cada um dos agraciados, mas o compartilhamento da responsabilidade pela solução dos problemas nacionais. “Isso não é uma tarefa só do governo. A união dos brasis, tão iguais e tão diferentes, mas aglutinados numa só nação, fará com que o país atinja a sua vocação: ser grande. E todos nós poderemos em breve ter orgulho de fazer parte de uma geração que não se permitiu ser a geração perdida, mas sim a geração da reconstrução nacional. Nós vamos dizer ao final da jornada: não vivemos em vão”, avaliou o ministro. 

Ao todo, 180 pessoas foram agraciadas, entre elas, o vice-presidente, Hamilton Mourão, além de 18 ministros de Estado, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal de Contas da União (TCU), três comandantes das Forças Armadas, mais de 20 parlamentares e servidores públicos de diversas instituições. 

A premiação é dividida em duas categorias: “Serviços Relevantes” e “Cruz Mauá”. Na primeira, são agraciados aqueles que trabalharam de modo superior à natural expectativa para a expansão e o aperfeiçoamento dos transportes no Brasil. Já a categoria “Cruz Mauá” premia quem tenha cooperado para a concretização dos objetivos previstos nos planos e programas de trabalho do setor de transporte, bem como aqueles que, pelo seu nível de conhecimento, tenham apresentado contribuição efetiva à elevação do nível de eficiência dos serviços. 

Na categoria “Serviços Relevantes”, foram homenageados os ministros de Estado: Paulo Guedes, da Economia; Sérgio Moro, da Justiça e Segurança Pública; Onyx Lorenzoni, da Casa Civil; Ricardo Salles, do Meio Ambiente; Ernesto Araújo, das Relações Exteriores; Fernando Azevedo, da Defesa; Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência; Jorge Antônio de Oliveira, da Secretaria-Geral; Bento Albuquerque, de Minas e Energia; Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo;  Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União; entre outros. 

As medalhas nesta categoria também foram concedidas aos ministros do STF, Alexandre de Moraes, Carmen Lúcia e Gilmar Mendes; e aos comandantes das Forças Armadas: Edson Pujol, do Exército; Antônio Carlos Bermudez, da Aeronáutica; Ilques Barbosa Junior, da Marinha. O Advogado-Geral da União, André Mendonça, e o assessor Especial do Gabinete de Segurança Institucional, Eduardo Villas Bôas, também foram condecorados. O presidente do TCU, José Múcio Monteiro Filho, e os ministros Bruno Dantas e Benjamin Zymler, também receberam a homenagem. 

Já na categoria “Cruz de Mauá”, foram contemplados representantes das entidades parceiras e vinculadas, entre elas o DNIT, a Valec, a Infraero, a EPL, a ANTT, a Anac, a Antaq, as Companhias Docas, o Ibama, o PPI, entre outras instituições. Secretários e técnicos do ministério da Infraestrutura também receberam do ministro Tarcísio, do presidente Bolsonaro e do vice-presidente Mourão, as medalhas por sua contribuição ao longo dos anos em prol da infraestrutura brasileira. 

 

 

PATRONO DOS TRANSPORTES – A Medalha de Mérito Mauá, instituída em 1965, é um reconhecimento ao patrono do Ministério da Infraestrutura, Visconde de Mauá. Industrial e banqueiro, Mauá foi um entusiasta e pioneiro dos meios de transportes no Brasil. Em 1845, ele levantou os estaleiros da Companhia Ponta de Areia, em Niterói, dando início à indústria naval brasileira. Os primeiros trilhos lançados em solo brasileiro, como a ferrovia Santos – Jundiaí, na década de 1940, também são creditados a ele. 

A Medalha de Mérito Mauá é conferida a pessoas físicas ou jurídicas, civis ou militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham trabalhado de modo superior à natural expectativa para a expansão e o aperfeiçoamento dos transportes no Brasil. 

A relação com os nomes de todos os homenageados foi publicada no Diário Oficial da União, por meio do Decreto de 8 de agosto de 2019 do Ministério da Infraestrutura.

 

FONTE Assessoria Especial de Comunicação | Ministério da Infraestrutura