Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Ministério Público Estadual dá prazo para Ecovias se manifestar sobre pedágio

Ministério Público Estadual dá prazo para Ecovias se manifestar sobre pedágio

Proposta prevê tarifa menor durante a Operação Subida; “não é cabível”, diz empresa.

 

A cobrança diferenciada de pedágio em dias de Operação Subida é proposta em inquérito de 2017 (Carlos Nogueira/AT).

 

O Ministério Público Estadual (MPE) deu prazo de 30 dias para a Ecovias – concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) – se manifestar sobre redução da tarifa do pedágio ao implantar a Operação Subida (2x8).

Em nota para A Tribuna, porém, a empresa afirma que, “como a implantação das operações viárias não interfere nos serviços prestados, nos investimentos realizados pela concessionária e nem na composição da fórmula de cálculo das tarifas, não é cabível falar em alteração de tarifa”.

A proposta partiu do Procon-Santos e da Comissão Especial de Vereadores (CEV) da Cidade sobre o SAI, tendo como base queixas de usuários quando o fluxo de veículos é priorizado para o retorno ao Planalto.

O prazo foi estipulado pelo promotor Sandro Ricciotti Barbosa, após audiência na terça-feira. Participaram representantes da concessionária, da Agência de Transporte do Estado (Artesp), do Procon e da CEV. Trata-se da primeira reunião após o inquérito civil instaurado em 2017 pela Promotoria de Defesa do Consumidor. 

Segundo Barbosa, a apuração de eventuais prejuízos aos usuários ficará suspensa até a manifestação da Ecovias, “para evitar que a questão seja discutida junto ao Poder Judiciário”. Sustenta, no entanto, haver “inúmeras reclamações” de motoristas quanto às operações especiais no SAI.

Relação de consumo

O coordenador do Procon-Santos, Rafael Quaresma, reconhece a necessidade de operações especiais, mas defende preços diferenciados, “pois há queda na qualidade do serviço quando o consumidor não tem o direito de escolher qual pista o levará a Santos”.

A Ecovias diz adotar a Operação Subida “quando o volume de veículos com destino à Capital ultrapassa a marca de 6 mil veículos/hora e há grande saldo de veículos ainda na Baixada Santista” e o “tráfego na direção do Litoral seja menor que 2,8 mil veículos por hora”. No esquema 2x8, o acesso à região fica limitado à pista Sul da Anchieta. Entre janeiro e julho deste ano, foi utilizado 24 vezes. 

“É quando há prejuízo aos moradores da Baixada”, diz o presidente da CEV, vereador Bruno Orlandi (PSDB). Ainda não há valor de eventual redução na tarifa.

Força política 

A proposta ganha força entre os parlamentares da região na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Caio França (PSB) avalia ser justa a cobrança proporcional. Ele apresentou proposta similar, mas foi arquivada. 

Autor do pedido de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o tema, Paulo Correa Júnior (PATRI) acha “absurdo o motorista pagar um valor abusivo de pedágio e descer à Baixada em rodovia com qualidade inferior”. 

Para Kenny Mendes (PP), o uso da Via Anchieta deveria ocorrer só para mercadorias. “Na Operação Subida, o usuário da região acaba descendo a serra em meio a caminhões.”

Matheus Coimbra Martins de Aguiar, o Tenente Coimbra (PSL), julga que “a concessionária deve compensar o consumidor quando esse serviço for prejudicado”.

 

FONTE A TRIBUNA