Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Governo Federal disponibiliza primeira base de dados nacional com informações de trânsito

Governo Federal disponibiliza primeira base de dados nacional com informações de trânsito

 

 

O Governo Federal disponibilizou, nesta quarta-feira (24), a primeira base nacional de dados já desenvolvida sobre acidentes de trânsito no país. O sistema, chamado Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), está sendo implementando pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e está em sua fase piloto. O Renaest foi regulamentado de acordo com a Resolução nº 808, de 15 de dezembro de 2020. A vigência da norma começou em 04 de janeiro de 2021 e a plataforma está disponível no portal do Denatran.

O sistema vai centralizar informações como: número de ocorrências, de mortos e feridos, perfil das vítimas, condições das vias e dos veículos e as principais causas dos acidentes. As estatísticas serão disponibilizadas a todas as instituições envolvidas (Denatran, Detrans, DNIT, PRF, DER e sociedade civil) por meio de um painel online, com os principais indicadores de acompanhamento, com base no que prevê o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

“Por meio desses dados, será possível fazer um diagnóstico dos acidentes de trânsito no Brasil, monitorar quais são os trechos de rodovias e vias urbanas mais críticos e, a partir daí, adotar as medidas necessárias para prevenir a ocorrência de acidentes, minimizar a gravidade das lesões, diminuir o número de mortes, enfim, garantir um trânsito mais seguro para todos”, declarou o diretor-Geral do Denatran, Frederico Carneiro.

Até o momento, três estados com já abasteceram o sistema com dados sobre acidentes de trânsito: São Paulo, que possui a maior frota de veículos do país; Roraima e Rondônia. Porém, outros 11 estados estão em fase final para serem incluídos ao sistema, com previsão até junho de 2021. Gradativamente, o mapa será provido com informações de todas as Unidades Federativas.

Fruto de parceria com a multinacional Ambev, a Falconi, empresa de soluções em gestão e tecnologia, e o Serpro, prestador de serviços de tecnologia da informação para o Denatran, o projeto conta com o apoio da United Nations Institute for Training and Research (Unitar), e vem sendo desenvolvido desde 2019 com a participação e o engajamento de todos os estados e o Distrito Federal. O sistema se apresenta como consolidação nacional via política pública de um projeto da Cia já feito no Estado de São Paulo e no Distrito Federal nos últimos oito anos. A Ambev doou os serviços contratados da Falconi, empresa de soluções em gestão e tecnologia.

“Estamos concluindo uma plataforma que impactará positivamente o cenário brasileiro de segurança viária. Finalmente, depois de oito anos, chegou o momento de falarmos mais a respeito dela. Somos uma empresa brasileira com o sonho de unir as pessoas por um mundo melhor. E, para alcançarmos isso, tentamos atingir todo o nosso ecossistema. É com muito orgulho que vemos o Brasil tornar-se referência mundial, já que essa gestão inspirou, por exemplo, a parceria com a ONU no Toolkit da Unitar”, ressaltou Anna Paula Alves, gerente institucional da Ambev.

PROJETO – A primeira etapa do plano de trabalho do Renaest/Pnatrans teve início com a coleta, pela Ambev, de informações e estatísticas de trânsito junto aos Detrans e DER de todas as Unidades Federativas, criando, assim, um diagnóstico inicial da gestão de segurança viária no Brasil. A partir daí, foi definida e implantada, com apoio do DNIT, da PRF e dos órgãos de trânsito estaduais, uma metodologia de coleta, tratamento e divulgação dos dados em âmbito nacional, além de metodologias de desdobramento e comunicação das metas.

RENAEST – O sistema consolida os dados de todos os estados, coletados tanto nas vias urbanas quanto nas rodovias, estaduais ou federais, permitindo a apuração dos resultados globais, individuais e o cruzamento de indicadores para identificação de perfis e pontos críticos. A ferramenta foi criada para possibilitar o recebimento, a verificação e o tratamento de uma grande massa de dados de forma automatizada e vai suprir também a demanda de um painel de fácil acesso, intuitivo e disponível online para a sociedade e gestores públicos. O painel conta com um mapa do Brasil, com a indicação em cores daqueles estados que já enviaram os dados no formato e modelo definido, devidamente homologados pelo Denatran.

Futuramente o Renaest será integrado aos demais sistemas do Denatran, agregando informações sobre o perfil dos condutores, os veículos e as infrações de trânsito, ampliando a disponibilidade de informações, o que permitirá análises mais precisas e, portanto, decisões mais fundamentadas sobre o tema.

Saiba mais: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/arquivos-denatran/docs/renaest


Fonte: Ministério da Infraestrutura