Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Esperanças para retomada do comércio exterior brasileiro em 2020 caem, diz Maersk

Esperanças para retomada do comércio exterior brasileiro em 2020 caem, diz Maersk

Importações para o Natal estão abaixo do esperado, segundo a transportadora de contêineres.

Arthur Cagliari - SÃO PAULO - As esperanças para o comércio exterior brasileiro se recuperar no ano que vem estão diminuindo, segundo avaliação da dinamarquesa Maersk, maior companhia de transporte de contêineres do mundo, em seu relatório trimestral.

"As importações e exportações brasileiras estão deixando de se recuperar em agosto ou ter o desempenho esperado em janeiro", diz o documento, que acrescenta que "as exportações, que devem se beneficiar do real depreciado, estão com baixo desempenho".

O cenário global também não ajuda a melhorar a situação da economia brasileira, avalia a empresa em seu relatório.

 

Compras para o Natal nao estao como esperado, diz Maersk

Compras para o Natal não estão como esperado, diz Maersk - Michael Kooren - 10.mai.2015/Reuters

 

"Nuvens estão se formando no horizonte para o Brasil e o mundo. O comércio e a fabricação global estão desacelerando. A disputa de tarifas nos EUA e na China está reduzindo os volumes globais de contêineres e isso pode piorar. O brexit continua impactando o comércio europeu e isso também afeta o Brasil."

Além desses pontos, a companhia também afirma que é improvável que os benefícios do livre-comércio com União Europeia ocorra antes de 2022 e que o país ainda precisa avançar nas reformas econômicas propostas pelo governo.

À Folha, o gerente de produto da empresa, Matias Concha, afirma que enquanto tais projetos não forem aprovados pelo Congresso, as compras ficarão estagnadas.

"Tem muita coisa como reforma da Previdência e reforma tributária que deixam várias dúvidas sobre qual que vai ser o futuro da economia brasileira, e isso impacta a confiança dos consumidores."

Outro ponto apresentado pelo relatório e abordado por Concha é referente às importações para o Natal. Segundo o texto, um salto nas importações para essa época ainda está para se concretizar, e isso geralmente ocorria em agosto.

"Normalmente o Natal é que faz o pico das importações, que começa a ocorrer no terceiro trimestre, com aumento significativo das compras, principalmente da Ásia. O que nós vemos agora são expectativas para o consumo brasileiro não muito positivas."

Embora o total de importações e exportações do país no segundo trimestre deste ano tenha avançado 11%, a empresa lembra no relatório que a comparação com o mesmo período do ano passado trem distorções. Isso porque a base desse período de 2018 está sob o efeito greve dos caminhoneiros.

"É importante mencionar isso porque, por ser tão pequena essa base de comparação, deveríamos esperar algo maior. Só que infelizmente o Brasil não está conseguindo materializar oportunidades externas. É o caso do real, cuja desvalorização é favorável à exportação", afirma Concha.

"É preciso desenvolvimentos em transportes, logística e infraestrutura. Se não ocorrerem, vão impedir que o Brasil aproveite o potencial que tem."

 

FONTE FOLHA UOL