Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. ESALQ-LOG ANALYTICS deve revolucionar analise do mercado de fretes para o agronegocio

ESALQ-LOG ANALYTICS deve revolucionar analise do mercado de fretes para o agronegocio

Precursor na coleta e análise de dados sobre logística agroindustrial no país, o ESALQ-LOG - Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial – está consolidando a última etapa de testes com o objetivo de disponibilizar mais uma ferramenta de análise de dados do mercado logístico do agronegócio brasileiro, agora com ênfase na chamada Logística Digital.

Batizada de ESALQ-LOG ANALYTICS, a nova plataforma é desenvolvida a partir de algoritmos inteligentes integrados ao SIFRECA - Sistema de Informações de Fretes - gerando indicadores de preços de fretes em todo o Brasil para os principais produtos agrícolas. Seu maior diferencial será a visualização em mapas digitais dinâmicos, que poderão ser customizados pelo usuário.

Entre suas funcionalidades, estarão presentes ferramentas de análise de indicadores de preços de fretes de todas as regiões do país para os principais portos, bem como análises de diferenciais portuários de exportação/importação e impactos da logística na comercialização. Complementa a plataforma a ferramenta SIG-LOG, um Sistema de Informação Geográfica aplicado à logística do agronegócio, que mapeia diversos pontos de interesse no território nacional, tais como: terminais e malha ferroviária, indústrias de óleo, usinas de açúcar e etanol

A plataforma será abastecida com frequência mensal pelos dados coletados periodicamente pelos pesquisadores do ESALQ-LOG. Uma versão beta estará disponível ainda neste ano, aberta e sem restrições para o uso dos profissionais que poderão conhecer e se familiarizar com suas ferramentas.

A previsão é que em janeiro de 2018 o ESALQ-LOG ANALYTICS passe a operar com todas as suas funcionalidades de forma plena.

FONTE https://esalqlog.esalq.usp.br