Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. DPWorld inicia operações de celulose em novo trecho de cais

DPWorld inicia operações de celulose em novo trecho de cais

Terminal vai inaugurar, nesta semana, os primeiros 220 metros do projeto que prevê a ampliação da movimentação.

 

Obras na DP World: construção de mais 227 metros de cais serão concluídas até o final do ano (Carlos Nogueira/ AT)

 

A DP World Santos, terminal privado localizado na Margem Esquerda, na Área Continental de Santos, planeja iniciar operações do seu novo trecho de cais nesta semana. Inicialmente, os 220 metros serão destinados à movimentação de celulose. No entanto, a área também poderá servir para atracação de navios porta-contêineres no futuro.

Em 2017, o terminal portuário privado e a Suzano, segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo, assinaram um contrato de longo prazo para armazenagem e operação portuária da carga. Até o ano que vem, serão construídas novas estruturas e a previsão é de que 3,3 milhões de toneladas da carga sejam movimentadas por ano na instalação.

O plano da DPW e da Suzano prevê a construção de 447 metros de cais. Os primeiros 220 metros já foram concluídos e devem receber a primeira embarcação nos próximos dias. Segundo a empresa, os 227 restantes serão entregues até dezembro. 

A partir daí, a DPW prevê ampliar suas operações de celulose. A previsão é de que 600 mil toneladas do produto sejam movimentadas ainda neste ano no terminal privado. 

E as expectativas apontam que o volume deve crescer no próximo ano. Isto porque está prevista para janeiro a conclusão de obras na retroárea. 

As intervenções incluem a construção do novo armazém de 35 mil metros quadrados e capacidade estática para 170 mil toneladas. Um, viaduto, ferrovia e demais obras civis também estão na lista de intervenções através da parceria entre a DPW e a Suzano. 

Licenças

As autorizações para a utilização do novo trecho de cais foram expedidas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). No último dia 11, o órgão deu o aval para o início das atividades de movimentação de carga geral ou conteinerizada. O Termo de Liberação de Operação (TLO) foi publicado na última segunda-feira (14), no Diário Oficial da União (DOU).

A DPW ainda aguardava um outro aval do Governo Federal, a habilitação de terminal privado ao tráfego marítimo internacional. Esta autorização foi expedida na última terça-feira (15) e publicada na última quinta-feira (17) no DOU. 

A partir de agora, estão autorizadas as operações de carga e descarga de navios no novo trecho de cais. Diante do aumento da movimentação de contêineres no terminal, não estão descartadas, no futuro, operações com caixas metálicas naquela região.

 

FONTE A TRIBUNA