Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Dispositivo da Lei do Abuso de autoridade atende anseio do setor empresarial

Dispositivo da Lei do Abuso de autoridade atende anseio do setor empresarial

A CNT destaca artigo proposto pela associada NTC&Logística, que coíbe abusos nas penhoras judiciais

Por Agência CNT de Notícias
06/09/2019  09h09

A CNT considera um avanço a Lei 13.869, conhecida como Lei do Abuso de Autoridade, sancionada ontem pelo presidente Jair Bolsonaro, com vetos.

O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional em agosto e define cerca de 30 situações que configuram abuso, além das punições correspondentes.

O destaque, na visão da CNT, é o artigo 36 da nova Lei, que penaliza o bloqueio abusivo de ativos financeiros em processos judiciais. O artigo, mantido pelo presidente Bolsonaro, foi proposto pela NTC&Logística e teve total apoio da CNT em sua tramitação no Congresso Nacional.

Com o novo dispositivo, serão evitados exageros nas penhoras online durante demandas judiciais tributárias, trabalhistas e outras. Muitas vezes, os valores bloqueados superam de maneira exacerbada o montante da dívida estabelecida nos processos judiciais.

A partir de agora, haverá mais segurança e equilíbrio nas contendas judiciais, impedindo a persistência de situações abusivas que levavam as empresas a enfrentar instabilidade econômica e jurídica, com risco para a própria atividade produtiva.

 

FONTE CNT