Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. CSJT traz professor da Harvard para falar sobre Desenho de Sistemas de Disputa

CSJT traz professor da Harvard para falar sobre Desenho de Sistemas de Disputa

A vice-presidência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) promove na próxima quinta-feira (30) a conferência “Introdução ao Estudo de Desenho de Sistemas de Resolução de Disputas (DSDs)”, com o professor da Harvard Law School, Robert Bordone. A conferência começa às 14h30 no Auditório dos Ministros no Tribunal Superior do Trabalho (TST), tem 2h30min de duração e será seguida de debates com especialistas brasileiros. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail ead@csjt.jus.br. As vagas são limitadas. O evento também será transmitido ao vivo pelo canal do CSJT no YouTube.

Para o juiz auxiliar da vice-presidência do TST e do CSJT, Rogério Neiva, o evento ajudará a trazer mais preparo para magistrados e servidores que tratam diariamente com as conciliações. “Após a publicação da Resolução 174/2016, uma preocupação constante do Conselho é, por um lado, mostrar à sociedade os benefícios da justiça consensual e, de outro, trazer constantes avanços nas técnicas para os seus quadros. Esse evento focará nessa segunda parte”, afirma o magistrado.

Entre os temas explanados, o público vai aprender conceitos fundamentais do Desenho de Sistemas de Resolução de Disputas e seus benefícios para o sistema de justiça. Os debatedores brasileiros serão Diego Faleck (professor da Fundação Getúlio Vargas), Bruno Oliveira (juiz federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região), André Gomma (Juiz de direto Tribunal de Justiça da Bahia), Caroline Costa (Centro de Arbitragem e Mediação), Leandro Rennó (Camâra de Arbitragem Empresarial) e Gustavo Schmidt (Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem). Eles falarão sobre os programas de DSDs existentes no Brasil e as possibilidades de implementação para auxiliar o sistema de justiça.

Vantagens dos DSDs

O desenho de sistemas de resolução de disputas contribui para trazer procedimentos específicos ao contexto conflituoso e, assim, reduzir a excessiva judicialização dos conflitos. O objetivo do treinamento é oferecer aos participantes uma formação interdisciplinar e humanista, além de capacitar profissionais do Direito para que possam desenhar processos eficientes de resolução de disputas e identificar boas práticas autocompositivas.

Sobre o conferencista

Robert Bordone é professor de Direito da Thaddeus R. Beal na Harvard Law School (HLS), a mais antiga escola de Direito ainda em atividades nos Estados Unidos, e também leciona no Harvard Negotiation Institute (Instituto de Negociação de Harvard). É editor associado do Jornal de Negociação e membro do Comitê Executivo do Programa sobre Negociação. Foi premiado pelo Instituto Internacional de Prevenção e Resolução de Conflitos (CPR), em 2010, por seu Programa Clínico de Negociação e Mediação de Harvard. É, também, co-autor de dois livros.