Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Comunicado - Novo reajuste do Diesel

Comunicado - Novo reajuste do Diesel

 

 

A Associacao Nacional do Transporte de Cargas e Logistica (NTC&Logistica), por meio de seu Departamento de Custos Operacionais (DECOPE) tem como objetivo subsidiar as empresas do setor de transporte quanto a variacao do preco do combustivel, especificamente do diesel, e o impacto desse para o custo das empresas de Transporte Rodoviario de Cargas em todo o Brasil, pois desde que a Petrobras passou a realizar ajustes nos precos dos seus produtos a qualquer momento, inclusive diariamente, vem desafiando muito a rotina e manutencao das empresas transportadoras, quanto ao repasse desse custo para os embarcadores (clientes).

Nesta sexta-feira, 17/06/2022, a Petrobras anunciou um novo reajuste de 14,26% no preco do diesel, e o novo preco passa a valer a partir de amanha. O aumento acarretara a necessidade de reajuste adicional de no minimo 5,0%, fator esse que deve ser aplicado emergencialmente nos fretes. No acumulado do ano tivemos uma expressiva variacao media de 28,93% na bomba e nos ultimos 12 meses (jun-21 contra jul-22) nada menos que uma magnitude media de 52,69%.

Ainda considerando os ultimos 12 meses, os insumos do transporte rodoviario de cargas, vem sofrendo grande pressao, os fornecedores das empresas de transporte, estao ajustando os seus custos de producao e, consequentemente repassando essas pressoes para os transportadores. O cavalo mecanico, por exemplo teve seus precos reajustados em media 31,02%, semirreboque 32,55%, pneus 14,81% e por fim o acordo sindical da convencao coletiva dos trabalhadores do Transporte vem fechando os acordos entre 10,0% a 12,47%.

E imprescindivel para manter a contento a saude financeira das empresas transportadoras que sejam repassados de forma imediata o acumulado dos aumentos de combustivel, ate porque este e um custo relevante e que nao ha formas de reduzi-lo pelo lado do consumo (as que existem ja foram adotadas).

A NTC&Logistica reitera a importancia das empresas transportadoras negociarem a inclusao nos contratos antigos, e colocar nos novos contratos, um gatilho para os aumentos do diesel.

FONTE Associacao Nacional do Transporte de Cargas e Logistica - NTC&Logistica