Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Codesp foi alertada há três meses sobre assoreamento em berços do Porto de Santos

Codesp foi alertada há três meses sobre assoreamento em berços do Porto de Santos

Redução de calado prejudica operações de granéis líquidos e há fuga de cargas para outros portos.

 

Terminais do Porto de Santos: atividades do complexo maritimo sao regulamentadas pela equipe da Antaq

Assoreamento atingiu berços da Alemoa e Ilha Barnabé, que concentram operações de granéis líquidos (Carlos Nogueira/AT)

 

Agências marítimas que atuam no Porto de Santos apontaram o risco de assoreamento (deposição de sedimentos) em berços de atracação voltados às operações de granéis líquidos há pelo menos três meses. A questão foi levada à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), mas não foram retomadas as obras de manutenção das profundidades no cais santista.

O assoreamento atingiu berços da Alemoa e da Ilha Barnabé, que concentram as operações de granéis líquidos minerais no cais santista. O contrato para a realização do serviço de retirada de sedimentos na via de navegação terminou em abril. Mas, segundo a autoridade portuária, não havia risco de restrições à vinda de navios.

Na Alemoa, entretanto, houve uma redução de 70 centímetros em um ponto de atracação. De 10,9 metros, o limite passou para 10,2 metros. Na Ilha Barnabé, o berço onde o limite máximo do calado era de 10,2 metros teve uma redução de 1,2 metro, ficando com 9 metros.

Enquanto isso, o ponto de atracação que permitia operações de navios com até 10,4 metros de calado, agora só recebe embarcações com 9,5 metros abaixo da linha d’água.

Procurada, a autoridade respondeu aos questionamentos da Reportagem. Confira a nota na íntegra:

A licitação 27/2019 habilitou hoje (04) a proposta da DTA Engenharia. Foi aberto prazo recursal de três dias úteis. Caso seja impetrado recurso, a Santos Port Authority (SPA) vai analisar a documentação. A SPA descarta, por ora, a possibilidade de contratação emergencial, visto que a licitação ordinária para a contratação da dragagem caminha para o fim.

 

FONTE A TRIBUNA