Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. CNT realiza cerimonia solene de posse da nova diretoria

CNT realiza cerimonia solene de posse da nova diretoria

Entidade também homenageia 15 personalidades do setor na Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro – Medalha JK.

Vander Costa e os vice-presidentes da CNT

Tomaram posse, nessa quarta-feira (28), em Brasília, o novo presidente da Confederação Nacional do Transporte, Vander Costa, e os membros da nova diretoria da instituição  para o período 2019-2023. O empresário mineiro do transporte rodoviário de cargas substitui Clésio Andrade, que esteve à frente da Confederação nos últimos anos. Vander Costa também assume a presidência dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT e do ITL (Instituto de Transporte e Logística).

 

“Meu agradecimento especial ao presidente Clésio, que me deu todo o apoio na fase de transição, se comportando como um mestre que ensina o caminho ao aprendiz”, afirmou no discurso de posse. O presidente exaltou o fato de Clésio Andrade ter criado o SEST SENAT, instituição que há 25 anos promove a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do transporte por meio da prestação de serviços de qualificação profissional e atendimentos de saúde gratuitos. 

 

Vander Costa também destacou o trabalho desenvolvido pela CNT com as pesquisas e estudos produzidos pela entidade, além da atuação junto aos Três Poderes para aprovar temas de interesse do setor, como a legislação de controle de jornada dos motoristas e a reforma da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Outro ponto de destaque foi a criação do ITL, que atua, desde 2013 na qualificação de gestores do transporte disponibilizando cursos de capacitação ministrados por renomadas instituições de ensino como a Fundação Dom Cabral, a Embry-Ridle Aeronautical University e a DB Rail Academy. 

 

Atuação

Entre as principais bandeiras a serem defendidas por Vander Costa durante a sua gestão está, em primeiro lugar, a defesa do Sistema S. “No final do ano passado, o ministro Paulo Guedes afirmou, em discurso, a intenção de dar uma ‘facada no sistema’. Vimos a declaração como a posição de quem não tem conhecimento pleno dos benefícios que o sistema traz para a sociedade brasileira”. Segundo o novo presidente, não é cortando parte dos recursos que haverá avanço econômico. 

 

Ele argumentou ainda que o investimento em infraestrutura é a melhor maneira de promover o crescimento. “Para isso, é preciso viabilizar as parcerias com a iniciativa privada, com segurança jurídica por meio de licitações claras, onde possam ser conhecidos os deveres e os direitos dos vencedores dos leilões”, disse. 

 

Vander Costa também criticou o sistema de outorgas nos leilões realizados pelo governo. “Quem paga mais outorgas tem custo mais alto e a consequência são tarifas mais caras. Tarifas mais caras significam transporte mais caro, aumentando o Custo Brasil, que reconhecidamente é um dos problemas para o desenvolvimento sustentável”, alertou. Outro tema destacado pelo novo presidente foi a necessidade de aprovação da reforma da Previdência, que, segundo ele, precisa ser vista como um projeto de Estado e não de governo.

 

Medalha JK

 

Na mesma solenidade, também foi realizada a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro – Medalha JK. Neste ano, 15 personalidades do transporte foram reconhecidas por sua destacada atuação junto aos diversos segmentos, tanto na área de cargas quanto na de passageiros. A premiação, instituída em 1991, possui três graus de honrarias: Grã-Cruz, Grande Oficial e Oficial. 

 

posse_medalha_gran.jpg

 

O grande homenageado foi o presidente da Fetransportes (Federação das Empresas de Transportes do Estado do Espírito Santo) e membro efetivo do Conselho Fiscal da CNT, Jerson Antonio Picoli. “É com grande emoção que recebo essa honraria. Acompanhei o presidente Clésio Andrade na criação do SEST SENAT e tive a oportunidade de participar da instalação de várias Unidades Operacionais no meu estado. Estou totalmente realizado e pronto para continuar, agora, com o presidente Vander”, concluiu.  

 

Confira os agraciados da Medalha JK:

 

Grã-cruz

Jerson Antonio Picoli

 

Grande Oficial

Silvio Valdemar Tamelini

Sérgio Luiz Pedrosa

Luiz Gonzaga Gonçalves

Jovelino de Gomes Pires

Tarcísio Gomes de Freitas

Jeferson Domingues de Freitas

José Adriano Donzelli

 

Oficial

Edmundo de Carvalho Pinheiro

José Marciano de Oliveira

Sergio Antônio de Oliveira

Dino Antunes Dias Batista

Luís Augusto Valença de Oliveira

Tarcísio Gargioni

Márcio Albuquerque Madruga

FONTE CNT