Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. CNT assina manifesto em defesa do STF

CNT assina manifesto em defesa do STF

 

 

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) assinou manifesto em defesa do STF (Supremo Tribunal Federal) entregue ao presidente da Corte, Dias Toffoli, nessa quarta-feira (3). O documento foi subscrito por 161 organizações representativas da sociedade civil.

O texto repudia os recentes ataques direcionados ao “guardião da Constituição da República” e sustenta que a “discordância, a crítica civilizada e o diálogo são inerentes à democracia”, mas que os discursos de ódio e de violência desarmonizam a sociedade e a colocam contra o Supremo.

O documento afirma que a Suprema Corte é insubstituível para o país e é dever de todos a sua defesa, uma vez que, sem ela, nenhum cidadão está protegido. “Reafirmar a importância do STF é defender a Constituição e as garantias da cidadania nela contidas. A democracia e a convivência solidária não permitem um retrocesso institucional”, destaca o documento.

O manifesto registra ainda que a Corte é indispensável para a construção de um país cada vez mais “justo, solidário e responsável no presente dos brasileiros e brasileiras e as gerações futuras”.

 

Leia a íntegra do manifesto

 

Manifesto em apoio ao Supremo Tribunal Federal

 Representantes da sociedade civil que subscrevem este documento vêm a público reafirmar seu apoio ao Supremo Tribunal Federal, STF, e repudiar os ataques contra o guardião da Constituição da República. A harmonia e a independência entre os Poderes da República são a materialização dos desejos de segurança, liberdade, igualdade e prosperidade do povo brasileiro. Diante da crise e do desemprego que nos assola, o povo clama pela retomada do desenvolvimento econômico com mais emprego, justiça social e segurança.

O Supremo Tribunal Federal é a instância máxima da Justiça brasileira, garantidor maior dos direitos dos cidadãos, as liberdades de imprensa, de religião e de expressão, sem as quais não se constrói uma Nação. A Suprema Corte é insubstituível para o país e é dever de todos a sua defesa, pois, sem ela, nenhum cidadão está protegido. Dentro do Estado de Direito, todos se submetem ao império da lei, respeitadas as garantias constitucionais.

A discordância, a crítica civilizada e o diálogo são inerentes à democracia, tal qual o respeito e, em última instância, a solidariedade. Por isso, são inadmissíveis os discursos que pregam o ódio, a violência e a desarmonia na sociedade e contra o Supremo Tribunal Federal. Reafirmar a importância do STF é defender a Constituição e as garantias da cidadania nela contidas. A democracia e a convivência solidária não permitem um retrocesso institucional.

Com este manifesto, convidamos a sociedade brasileira a defender o Supremo Tribunal Federal como instituição permanente, estável e indispensável para a construção de um país cada vez mais justo, solidário e responsável no presente dos brasileiros e brasileiras e as gerações futuras.

 

FONTE cnt.org.br