Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Cargas gerais incrementam ganhos para a cabotagem em 2018

Cargas gerais incrementam ganhos para a cabotagem em 2018

Economia em Foco da CNT mostra viés de crescimento e mudanças nas cargas transportadas.

 

A CNT divulgou mais uma edição do Economia em Foco, uma publicação que aborda temas e novos cenários que impactam as atividades de transporte. Na edição de julho de 2019, a análise mostra que a cabotagem, a qual geralmente é associada ao transporte de combustível, registrou uma leve mudança de eixo em 2018,quando o assunto são cargas transportadas, o que contribuiu, em alguma medida, para aumentar a porcentagem de ganhos para o modal aquaviário.

Os números mostram que, em 2018, as cargas de granel líquido e gasoso representaram 75,0% do volume total transportado por cabotagem em 2018; enquanto os granéis sólidos representaram 12,5%; carga conteinerizada, 8,3%; e a carga geral, 4,2%. 

Porém, quando são analisadas as taxas de crescimento por perfil de carga, nota-se que o desempenho da cabotagem no país, no ano passado, foi incrementado por tipos de carga que são transportados em menor escala pela via aquaviária. Mais especificamente, destacaram-se as cargas gerais, que tiveram alta de 25,8%; e as cargas conteinerizadas, que cresceram 13,6%. Já os granéis líquidos e gasosos cresceram 3,7%, em linha com a taxa média dos últimos oito anos (2011 a 2018), enquanto granéis sólidos apresentaram uma trajetória de variação mais irregular, registrando queda de 4,4% em 2018.

Apesar dessa pequena diversificação da carga transportada por cabotagem, a CNT reafirma que o balanceamento mais estrutural da matriz de transporte brasileira requer políticas de estímulo ao modal, que envolvam a simplificação regulatória e a retomada de investimentos públicos e privados em infraestrutura portuária e novas soluções logísticas.

 

Clique aqui e veja a íntegra da análise

 

FONTE CNT | Elaboração CNT com dados da ANTAQ