Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Campos diz crer em recuperação mais forte da economia no 4º trimestre

Campos diz crer em recuperação mais forte da economia no 4º trimestre

BRASÍLIA  -  O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira que o crescimento econômico está aquém do que gostaria, mas que na margem - na comparação de um mês com o anterior ou de um trimestre com o anterior - já acontece uma recuperação pequena.

Durante o evento “2019 Latin American Conference: Agenda do Brasil para o Crescimento Econômico e Social”, Campos Neto destacou que, passado esse período de maior dificuldade, vê uma recuperação mais forte no último trimestre deste ano.

Assim como em outras ocasiões recentes, ele enfatizou que, no cenário externo, está ocorrendo uma revisão para baixo do crescimento do mundo e as curvas de juros vêm mostrando isso. No caso do Brasil, disse que o país tem uma situação sólida e destacou a divulgação com mais frequência do indicador que mostra quanto o país tem de proteção cambial líquida.

Campos Neto afirmou que houve um ganho de credibilidade no país. “Os CDS mostram que poderíamos ter dois upgrades [de rating]”, disse, referindo-se aos credit default swaps, uma medida do risco-país, que atingiu recordes de baixa. Ele ressaltou também que a convergência da inflação à meta está cada vez mais rápida.

O presidente do BC lembrou que, na divulgação da meta de inflação de 2021, a convergência foi atingida em seis meses e, na divulgação da meta de 2022 levou apenas uma semana. “O mercado acredita na capacidade do BC de fazer a inflação correr para a meta”, disse.

Ele afirmou que não falaria muito de política monetária, mas ressaltou que o Copom reduziu os juros em sua última reunião e indicou espaço para queda adicional. Segundo Campos Neto, o balanço de riscos é favorável, mas o risco relacionado ao andamento das reformas ainda é o preponderante. Ele ressaltou que o país tem uma recuperação bastante robusta do crédito.

 

FONTE VALOR