Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. ANTT dá largada à 1ª Edição Brasileira do Programa de Experiência Técnica (PET BR)

ANTT dá largada à 1ª Edição Brasileira do Programa de Experiência Técnica (PET BR)

Objetivo é compartilhar conhecimentos e aprimorar a gestão da infraestrutura de transportes terrestres

Começou no domingo (8/10) a tão aguardada 1ª Edição Brasileira do Programa de Experiência Técnica (PET BR), iniciativa de grande relevância para o setor de transporte terrestre, que se estenderá até o dia 15.

Durante a semana, acontecerá uma missão multimodal para explorar os quatro modelos de transporte sob responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT): Transporte de Cargas, Transporte de Passageiros, Concessões Ferroviárias e Concessões Rodoviárias.

(Confira o cronograma de visitas aqui)

Essa edição promete ser uma jornada repleta de aprendizado, troca de experiências e integração para a equipe técnica da ANTT e seus convidados especiais, destacando a presença do Tribunal de Contas da União (TCU), Infra S/A e a Agência Nacional de Mineração (ANM). O principal objetivo é compartilhar conhecimento e aprimorar a gestão da infraestrutura de transportes terrestres, beneficiando a vida dos brasileiros e impulsionando a economia do Brasil.

As cidades de Araguari, Itabira e Belo Horizonte, em Minas Gerais, junto com a capital do Espírito Santo, Vitória, foram estrategicamente escolhidas como destinos para essa imersão técnica intermodal. O PET BR se destaca por oferecer visitas técnicas a operações de destaque, abrindo caminho para aprimorar significativamente a qualidade dos serviços prestados.

“O PET BR é um convite para uma jornada de conhecimento técnico e integração de equipe. Os participantes mergulham em um ambiente intermodal de transporte, o que possibilita adquirir uma visão sistêmica de todo o setor regulado e fiscalizado pela ANTT. Isso faz toda a diferença para uma melhor tomada de decisão e aprimoramento dos processos,” explicou o diretor-geral, Rafael Vitale.

Todas as visitas serão realizadas por meio de deslocamento terrestre, utilizando carros e trens, para que os participantes adquiram conhecimentos práticos e detalhados sobre os processos, regulamentações e desafios do setor de transporte terrestre no Brasil. Essa jornada promete trazer novas perspectivas e insights que impulsionarão o desenvolvimento e aprimoramento do transporte e logística no país, fortalecendo a atuação da ANTT e a colaboração entre os setores público e privado.