Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. ANP realiza primeiro leilão de biodiesel com mistura de 11%

ANP realiza primeiro leilão de biodiesel com mistura de 11%

SÃO PAULO  -  A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou o primeiro leilão de comercialização de biodiesel sob a regra de mistura de 11% do produto no diesel (E11) e que deverá abastecer o mercado entre 1º de setembro e 31 de outubro de 2019.

Foram arrematados 1,139 bilhão de litros de biodiesel, para atendimento tanto das misturas obrigatória como voluntária, o que resultou num valor total negociado de R$ 1,141 bilhão.

Deste volume, 1,138 bilhão de litros foram para mistura obrigatória, sendo 99,78% deste total foi oriundo de produtores detentores do selo Combustível Social. O preço médio de negociação foi de R$ 2,857 o litro (sem considerar a margem da compradora) — um ágio médio de 1,30% quando comparado com a média ponderada dos “Preços Máximos de Referência” regionais. 

A apresentação das ofertas foi feita no dia 12, com participação de 38 produtores. Foram arrematados 1,136 bilhão de litros de biodiesel, oriundo exclusivamente de produtores detentores de selo Combustível Social, nos dias 14 e 15

No dia 16, foram arrematados mais 2,55 milhões de litros de biodiesel de produtores detentores ou não de selo Combustível Social.

A mistura de 11% foi destravada após o Ministério de Minas e Energia (MME) publicar relatório técnico prevendo que o biodiesel precisa conter, em sua especificação, a estabilidade à oxidação para ser misturado ao fóssil.

 

 FONTE VALOR