Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Veto ao Refis do Simples deve ser votado ainda em fevereiro, diz relator

Veto ao Refis do Simples deve ser votado ainda em fevereiro, diz relator

‘Dias 20 e 27 são datas possíveis’, pauta pode preceder a da Previdência.

Deputado trabalha para que veto seja derrubado logo após o Carnaval Antonio Augusto / Câmara dos Deputados

O relator do Refis das micro e pequenas empresas, deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), disse ao Poder360 que trabalha para que a derrubada do veto entre na pauta do Congresso no dia 20 ou 27 de fevereiro.

“Estamos muito otimistas. Nesta semana me movimentei bastante em Brasília e acho que pode ser votado logo após o Carnaval. Ficamos 1 pouco ‘prisioneiros’ da reforma [da Previdência], mas, ao mesmo, a pressão para que a pauta seja inserida logo é grande”, afirmou.

Nesse calendário, a votação do Refis pode anteceder a da reforma, prevista para ser realizada até o fim do mês. O deputado nega, entretanto, que o objetivo seja pressionar o governo.

Nesta 4ª (7.fev.2018), representantes do setor se reuniram com o ministro Carlos Marun (Secretaria de Governo) para pedir apoio à derrubada do veto –eis a lista de entidades participantes. Os empresários ameaçaram retirar o apoio à reforma, mas Marun não deu garantias sobre o posicionamento do Planalto. Disse, ainda, que o governo “não aceitaria” esse comportamento. Com isso, os empresários se voltaram ao Congresso.

No dia 20, a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresas deve realizar 1 café com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), para pedir que o assunto seja tratado com prioridade.

Sinais trocados 
O perfil do Planalto no Twitter compartilhou nesta 5ª feira (8.fev.2018) postagem do Sebrae pedindo a “derrubada do veto já“. O presidente Michel Temer barrou o projeto no início deste ano por orientação do Ministério da Fazenda. Havia risco de desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Temer já havia indicado que liberaria seus aliados no Congresso para derrubar o veto. Disse ao Poder360, entretanto, que, se o veto cair, precisará acionar a AGU (Advocacia-Geral da União). Por essa razão, o presidente pensa em propor 1 novo projeto de lei ao Congresso.