Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Vera assina contrato de trabalho

Vera assina contrato de trabalho

Primeiro caminhão sem cabine de motorista da Volvo entra em uma operação real portuária.

 

VOLVO VERA
Crédito Foto - Volvo Trucks

 

Um acordo entre a Volvo Trucks e a empresa logística e de navegação dinamarquesa DFDS colocará em operação o Vera, veículo elétrico de carga, conectado e autônomo da fabricante de caminhões. O modelo, o primeiro da marca sem cabine de motorista, será utilizado no transporte de contêineres entre centro logístico e um terminal portuário em Gotemburgo, Suécia.

Apresentado no ano passado como uma das novidades da fabricante para o Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hanover, Alemanha, o Vera foi desenvolvido para cumprir tarefas repetitivas no transporte de carga por curtas distâncias e com grandes volumes de mercadorias, frequentemente encontradas em armazéns, portos e fábricas.

“Temos a oportunidade de introduzir o VERA em um cenário ideal e desenvolver ainda mais seu potencial para outras operações similares”, conta em nota Mikael Karlsson, vice-presidente de soluções autônomas da Volvo Trucks.

De acordo com a Volvo, o objetivo é criar um sistema conectado, no qual vários Vera serão monitorados por uma torre de controle para permitir um fluxo contínuo de transporte de carga em velocidade máxima de 40 km/h. O acordo se apresenta como um primeiro passo para o veículo rodar em estradas públicas, predefinidas dentro de uma zona industrial.

“Queremos estar na vanguarda do transporte autônomo e conectado. Essa colaboração nos ajudará a desenvolver uma solução eficiente, flexível e sustentável de longo prazo para ter veículos autônomos que chegam aos nossos portões, beneficiando nossos clientes, o meio ambiente e nossos negócios”, destaca Torben Carlsen, CEO da DFDS.

A Volvo ressalta que a experiência permitirá desenvolver ainda mais a solução de transporte autônomo, com avanços em tecnologia, gestão de operações e adaptações de infraestrutura, para que possa ser completamente operacional.

“Transportes autônomos com baixos níveis de ruído e zero emissões de escape têm um papel importante a desempenhar no futuro da logística e beneficiarão tanto empresas quanto a sociedade. O Vera pode ter um limite de velocidade, mas nós não. Os testes já vão começar e nossa intenção é implementar a solução nos próximos anos”, acrescenta Karlsson.

 

 

FONTE ESTRADÃO ESTADÃO