Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Vai ate dia 31 prazo para empresas excluidas do Simples acertarem situacao

Vai ate dia 31 prazo para empresas excluidas do Simples acertarem situacao

Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) em débitos tributários em 2018 --e por isso excluídas do Simples Nacional-- têm até o próximo dia 31 de janeiro para regularizar a situação e poder retornar ao regime tributário.

São 574.710 empresas excluídas do Simples Nacional desde o dia 1° de janeiro. Elas deixaram de pagar em 2018 o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que inclui impostos como o Cofins (federal), ICMS (estadual) e ISS (municipal). Fazem parte das cerca de 732 mil empresas que foram notificadas pela Receita no ano passado.

Os débitos das micro e pequenas empresas podem ser quitados por meio de pagamento à vista ou parcelado em até 60 meses, no valor mínimo de R$ 300. Quem não pagar agora, poderá fazer novo pedido para ser enquadrado no Simples em 2020, após a regularização.

De acordo com o Simples Nacional, o cálculo da quantidade de mensalidade é feito de forma automática, considerando o maior número de parcelas possível, respeitado o valor mínimo. Ou seja, não é o contribuinte que escolhe o número de parcelas. 

Simples pode ser adotado por empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano e permite o recolhimento unificado de impostos. Até o dia 10 de janeiro, 280.786 empresas haviam solicitado a opção pelo Simples.

FONTE Economia UOL