Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Porto do Itaqui lidera crescimento no Nordeste com alta de 8,45% no transporte de cargas em 2025

Porto do Itaqui lidera crescimento no Nordeste com alta de 8,45% no transporte de cargas em 2025

Fonte: Urb.News – (04/11/2025)

O desempenho acima da média nacional foi responsável por movimentar quase 25 milhões de toneladas no período, especialmente de soja e combustíveis

Com um crescimento de 8,45% na movimentação de cargas entre janeiro e agosto deste ano, o Porto do Itaqui, em São Luís, no Maranhão, alcançou o maior avanço entre os portos do Nordeste, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O desempenho acima da média nacional consolidou o Itaqui como um dos principais polos logísticos do país, responsável por movimentar quase 25 milhões de toneladas no período, especialmente de soja e combustíveis.

O bom resultado do Itaqui contribuiu diretamente para o desempenho regional, que registrou aumento de 1,14% no volume total de cargas movimentadas pelos portos nordestinos, somando quase 214 milhões de toneladas, o maior número em quatro anos.

De acordo com Oquerlina Costa, presidente do porto, o crescimento reflete uma gestão baseada em inovação, eficiência e ampliação da capacidade operacional. “Esse desempenho da Região Nordeste está acima da média brasileira e comprova que os investimentos realizados geram resultados concretos. No Itaqui, estamos nos modernizando, expandindo a nossa infraestrutura e trabalhando para alcançar novos marcos de desenvolvimento para o Maranhão”, afirmou.

O grande destaque da temporada foi a soja, com alta de cerca de 17% em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando mais de 16 milhões de toneladas, das quais 12,5 milhões foram embarcadas apenas pelo Itaqui. O terminal maranhense é, hoje, a principal rota de exportação da produção agrícola do sul do Maranhão, além de atender a outros estados do Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

A estrutura logística do porto é considerada um dos fatores decisivos para sua competitividade. O Itaqui conta com acesso ferroviário estratégico, por meio da Ferrovia Norte-Sul, Estrada de Ferro Carajás e Transnordestina, além de berços profundos e especializados que reduzem o custo por tonelada movimentada, uma vantagem que tem atraído cada vez mais exportadores.

Para acompanhar o ritmo de crescimento, o porto segue investindo em sua ampliação estrutural. Entre as principais obras em andamento está o Berço 98, que deve aumentar a capacidade do terminal em 8 milhões de toneladas.