Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. NTC&Logística marca presença no 1º Seminário Nacional do Programa MelhorAR, em Brasília

NTC&Logística marca presença no 1º Seminário Nacional do Programa MelhorAR, em Brasília

Fonte: NTC&Logística – (08/10/2025)

Entidade foi representada no seminário estratégico que discutiu os caminhos para a transição verde no transporte

A NTC&Logística participou, no dia 7 de outubro de 2025, do 1º Seminário Nacional do Programa MelhorAR e o Controle de Emissões de Poluentes Locais nos Transportes, realizado em Brasília. O evento, promovido pelo Ministério dos Transportes, em parceria com a Infra S.A. e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), marcou o lançamento oficial do Programa MelhorAR, que tem como objetivo melhorar a qualidade do ar no país por meio da renovação da frota e da adoção de práticas sustentáveis no setor de transporte.

Representando a entidade, a vice-presidente extraordinária da Pauta ESG da NTC&Logística, Joyce Bessa, participou de um dos painéis do Seminário, que abordou os desafios e incentivos relacionados à renovação de frota no Brasil. O debate contou também com a presença de representantes da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e da Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas em Geral do Estado de São Paulo (FETRABENS), reunindo lideranças para discutir soluções que possam acelerar a transição verde no transporte.

O debate foi moderado por Francisco Nunes, gerente de Pesquisa e Mercado da Infra S.A., e contou com a presença de Gustavo Willy, gerente Ambiental da CNT; Joyce Bessa, vice-presidente extraordinária da Pauta ESG da NTC&Logística, e Everaldo Bastos, presidente da FETRABENS.

Durante sua participação, Joyce destacou a importância estratégica do Programa MelhorAR e reforçou a atuação da NTC&Logística na Pauta ESG: “A NTC&Logística vem trabalhando de forma estruturada para apoiar os transportadores nessa agenda, com a criação de uma área dedicada ao tema e o desenvolvimento de projetos que oferecem uma base sólida para que as empresas possam evoluir em sustentabilidade. Quando falamos em renovação de frota, tratamos de muito mais do que tecnologia, estamos tratando de saúde pública, eficiência logística e redução de emissões”, afirmou.

Joyce também apontou que, para que o Programa avance de fato, é preciso enfrentar dois desafios centrais: o acesso ao crédito e a infraestrutura viária. “Mesmo com a criação do Fundo Clima, operado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), muitos transportadores encontram dificuldade para acessar os recursos. Os processos são complexos, exigem garantias elevadas e acabam não chegando a quem realmente precisa investir na substituição dos veículos. O crédito verde ainda não está efetivamente na ponta e, sem ele, o ritmo de renovação da frota é muito mais lento do que o necessário”, ressaltou.

Ela ainda chamou atenção para os impactos da malha rodoviária deficiente sobre as emissões: “Pavimento ruim, buracos, falta de sinalização e gargalos logísticos fazem o caminhão consumir mais combustível, desgastam componentes e aumentam a manutenção, o que resulta em maior liberação de CO2 e poluentes locais. É impossível falar em transporte sustentável sem falar em infraestrutura de qualidade”, afirmou.

Para Joyce Bessa, é fundamental que crédito acessível e infraestrutura adequada caminhem juntos para que o Programa MelhorAR atinja seus objetivos. “A NTC&Logística defende a criação de mecanismos financeiros acessíveis e desburocratizados, com taxas de juros compatíveis, prazos adequados e incentivos para quem adota tecnologias limpas, além da priorização de investimentos em estradas, portos e corredores verdes. Com isso, a renovação da frota e a melhoria da malha viária podem caminhar juntas, trazendo benefícios concretos: redução significativa das emissões, aumento da eficiência energética, valorização das empresas comprometidas com práticas sustentáveis e impacto positivo na competitividade do transporte brasileiro e na saúde da população”, concluiu.

O 1º Seminário Nacional do Programa MelhorAR reuniu representantes do governo federal, de entidades de classe, da academia e da sociedade civil para disseminar informações sobre o programa, alinhar estratégias de implementação e construir uma agenda colaborativa para um transporte mais limpo e sustentável no Brasil.