Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Ministério da Infraestrutura apresenta Programa Radar Anticorrupção na Codesp

Ministério da Infraestrutura apresenta Programa Radar Anticorrupção na Codesp

Programa, que já está em sua quinta fase, tem por objetivo aprimorar a gestão pública por meio de ações de enfrentamento de riscos de fraudes.

A Subsecretaria de Governança e Integridade do Ministério da Infraestrutura apresentou, nesta semana, na Codesp (SP), o novo pilar do programa Radar Anticorrupção, realizado pelo ministério em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Controladoria-Geral da União (CGU), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Polícia Federal (PF). Nesta nova fase, intitulada “Supervisão Ministerial”, o objetivo é identificar vulnerabilidades nos órgãos vinculados ao MInfra, por meio de visitas in loco, análise de documentos, fluxos e processos.

Durante dois dias (1º/10 e 2/10), a comitiva composta por secretários e técnicos do Minfra debateu a importância do programa e conheceu o sistema de governança e integridade do Porto de Santos. A Autoridade Portuária é a segunda administradora de porto público ligado à União a recepcionar a comitiva. A primeira foi a Companhia Docas do Ceará (CDC).

“A ideia é prestar auxílio a todas as unidades vinculadas ao Ministério da Infraestrutura sobre a temática integridade. Queremos um ambiente de conformidade, de redução de riscos”, afirma a subsecretária de Governança e Integridade do Ministério, delegada da Polícia Federal Fernanda Costa de Oliveira, que também coordena o programa.

Pela Codesp, participaram das discussões as áreas de Controle Interno, Governança, Integridade e Gestão de Riscos, Ouvidoria, Tecnologia da Informação, Contas a Receber e Passivos, e Bens móveis e imóveis. “Com essa iniciativa do Ministério, a Autoridade Portuária ganha um importante suporte na missão de reposicionar a Companhia sobre os pilares de uma cultura empresarial de integridade e transparência, dando maior efetividade às práticas de governança adotadas pela Companhia”, disse a superintendente de Governança, Riscos e Compliance, Verena Sturaro.

Além da subsecretária do Ministério da Infraestrutura, Fernanda Costa, também participaram o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni; o chefe da assessoria Especial de Controle Interno, Wagner Alessander Ferreira; o Ouvidor Carlos Vinícius; o diretor de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias, Fábio Lavor; a assessora da Secretaria Executiva, Mariana Pescatori; o assessor da Secretaria de Governança e Integridade, Júlio Cesar Fernandes; a coordenadora do Comitê de Auditoria, Ludmila de Melo Souza e Márcio Nahas Ribeiro, da CGTI.

COMBATE À CORRUPÇÃO - Lançado em maio deste ano, o programa Radar Anticorrupção tem por objetivo aprimorar a gestão pública a partir da adoção de medidas voltadas à prevenção, à supervisão e ao enfrentamento de riscos de fraude e de corrupção no MInfra.

Além da “Supervisão Ministerial”, os outros quatro pilares do programa são “Conexão Integridade”, que envolve o compartilhamento de informações com os demais parceiros do programa; “Profissionais do Progresso”, que regulamenta o processo de seleção e de avaliação de integridade para ocupação de cargos no ministério; “Canal Transparência”, que estimula, por meio de campanhas permanentes, a utilização dos canais oficiais de denúncia; e o “Guia Rápido de Conduta Ética”, que promove a disseminação de boas práticas e orienta o comportamento dos servidores.

Os resultados das ações, além do encaminhamento de eventuais ilicitudes para as autoridades policiais e órgãos de controle, devem gerar relatórios com recomendações de boas práticas e sugestão de programas de compliance para resguardar o conjunto do Ministério. “Estamos tratando o combate à corrupção como prioridade no governo e no Ministério da Infraestrutura”, diz a delegada Fernanda Costa.

 

FONTE Assessoria Especial de Comunicação | Ministério da Infraestrutura