Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Mais de 1 milhão de motoristas estão com exame toxicológico vencido e podem ser multados até 29 de dezembro de 2025

Mais de 1 milhão de motoristas estão com exame toxicológico vencido e podem ser multados até 29 de dezembro de 2025

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), mais de 1 milhão de motoristas estão com exame toxicológico vencido e podem ser multados até 29 de dezembro de 2025. Desse total, 350.801, praticamente 32%, são de São Paulo. Em seguida vem o Paraná, com 92.294 motoristas, Minas Gerais, com 78.500, e o Rio de Janeiro, com 73.062.

Desde 2015, o exame toxicológico é obrigatório para todo o motorista que mantém ou pretende obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D ou E. A realização do exame só é possível em laboratórios credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Durante o exame, é coletada uma pequena amostra de cabelos ou pêlos, para verificar a presença de substâncias tóxicas no corpo do motorista.

Entre as punições por trafegar com o exame toxicológico vencido, conforme determina o artigo 165-D do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cabe aos Detrans aplicar a chamada “multa de balcão” no valor de R$ 1.467,35, além de registrar 7 pontos na CNH. O motorista também pode ser flagrado na via em fiscalização rotineira, o que configura infração gravíssima, também com multa de R$1.467,35 e sete pontos.

A Federação das Empresas do Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP) alerta para a necessidade de regularização dos exames para quem está com ele vencido. O exame é peça fundamental para garantir um trânsito mais seguro tanto para os motoristas do Transporte Rodoviário de Cargas quanto aos outros usuários das vias. 

FETCESP oferece acesso ao exame toxicológico por meio dos sindicatos de base

Para facilitar a realização do exame por parte dos motoristas, a FETCESP, por meio dos seus sindicatos associados, possui parceria com a SYNVIA, empresa com mais de 20 anos de atuação e referência em pesquisa clínica e toxicologia na América Latina. Para aqueles que tenham interesse, entrem em contato com o seu sindicato-base e confiram os preços para a execução do exame.

Confira as formas de contato do sindicato da sua região por meio do nosso site: https://fetcesp.com.br/sindicatos-filiados/