Sindetrans - Sindicato das empresas de transportes de cargas de Ribeirão Preto e Região

Notícias

  1. Home
  2. Notícias
  3. Empresas médias na mira… do leão, ou seja, as optantes do lucro presumido do IR

Empresas médias na mira… do leão, ou seja, as optantes do lucro presumido do IR

O governo incluiu no projeto sobre corte de benefícios fiscais um aumento de 10% na base de cálculo do IRPJ e da CSLL para empresas no regime de lucro presumido, Fabio Graner escreve no JOTA PRO Poder.

Por que importa: O lucro presumido é adotado por milhares de empresas médias e, embora não seja formalmente um incentivo, é tratado pelo governo como renúncia fiscal.

  • O texto, de autoria do líder do governo na Câmara, José Guimarães (foto), afeta receitas acima de R$ 1,2 milhão ao ano e pode elevar a carga de setores como tecnologia da informação, advocacia e mercado financeiro.
  • O ajuste pode ampliar a arrecadação em meio à busca por superávit, mas promete gerar forte reação política e jurídica.

Nos bastidores: Fontes do governo defendem que a mudança atinge quem é subtributado via dividendos e pejotização, argumentando que há a alternativa de migrar para o lucro real.

Outra fonte ressalta que, combinada à taxação de super-ricos e dividendos, a medida pressiona setores altamente pejotizados.

Pela frente: O tema pode virar “bode na sala” da reforma tributária, servindo como peça de negociação no Congresso.

Fonte: Conteúdo baseado na cobertura exclusiva do JOTA PRO. Por Assessoria Jurídica Tributária da FETCESP / Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados